terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

17 de fevereiro, dia mundial do gato

A todos os gatinhos que fazem parte da minha vida, aos que já fizeram e também aos que nunca chegarei a conhecer... Minha gratidão por todos vocês existirem! ❤️
Clara Rosa, Elvis Presley, Ana Francisca, Trombadinha, Eva Maria, Laurinha, Faniquita, Anabella, Fumaça (Papai), Mingau, Francisco, Fanny, Preciosa, Tomás, Batata, Mimosa, Claire, Corona, Thyara, Chuvinha (meu galã), Farofa e todos mais que não citei aqui e que me fizeram sentir todo amor que um gatinho pode oferecer.. ❤️ Obrigada!!!

Fonte da imagem

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Os piratas da Malásia (Emilio Salgari)

Os piratas da Malásia (Emilio Salgari)
Coleção Grandes Aventuras
Ano de lançamento: 1980
Editora Abril
187 páginas

Fonte: Skoob
"O "Young India" naufraga próximo às costas da Ilha de Mompracem, na Malásia. É ali o refúgio dos piratas da Malásia, e do maior de todos eles, Sandokan, o Tigre da Malásia. Antes de afundar, porém, o navio é atacado pelos terríveis piratas. Da tripulação e passageiros só dois se salvam, Kammamuri, um indiano, e uma jovem louca "A Virgem do Pagode do Oriente". É assim que começa uma série de aventuras, onde os personagens centrais são Sandokan, Yánez, braço direito do Tigre da Malásia, e o temível grupo de piratas com seus "prahos" (embarcações tipicamente malaias). São aventuras emocionantes onde a luta é uma constante, e onde se destaca Sandokan, um pirata de coração generoso que procura combater a injustiça nos mares e em terras fabulosas, cheias de emboscadas e mistérios."

Fonte da imagem
Sempre gostei dessas histórias de aventuras, mas nunca tive a oportunidade de lê-las, então quase infartei quando vi alguns exemplares dessa coleção na biblioteca da Universidade. Me programei para levar pelo menos dois deles para casa para ler nas férias e assim o fiz, peguei este sobre o qual falarei neste post e "A ilha misteriosa" de Julio Verne, que será assunto para um post futuro.
Me interessei pelas aventuras de piratas depois de "ouvir" as histórias fantásticas de uma linda criaturinha :-) e estou cada vez mais fascinada com esse mundo. Este livro em especial faz parte de uma série chamada "Os piratas da Malásia" cujo protagonista, o pirata Sandokan, mais conhecido como "o Tigre da Malásia", tem a ajuda do seu fiel amigo português Yánez para combater a tirania britânica enfrentada pelas colônias, pois Sandokan era um príncipe do Bornéu que foi destituído de seu trono pelo Império Britânico e desde então une forças com outros homens para juntos enfrentarem seus algozes em batalhas travadas na terra ou no mar. Pirata destemido, forte e ao mesmo tempo justo, Sandokan resulta por ser um personagem cativante para quem se aventura a ler esta obra.
Neste livro, o protagonista, além do apoio de Yánez, conta com a colaboração do indiano Kammamuri e as aventuras não cessam, uma após outra vão deixando o leitor com vontade de devorar as páginas.
Após o naufrágio do "Young India", que é atacado pelos piratas da Malásia, passamos a vivenciar o drama de Kammamuri e de Ada Corishant que desejam salvar um prisioneiro que está em poder da coroa britânica. Por esse e outros motivos Sandokan decide ajudá-los e partem nessa aventura junto aos corsários mais temidos da costa asiática.
A história é boa, bem escrita, emocionante e mistura tudo o que qualquer leitor gosta, desde aventura, passando pelas intrigas e mistérios e até um pouco de romance. Não é à toa que as obras escritas por Emilio Salgari fizeram tanto sucesso, sendo ele considerado o Julio Verne italiano e hoje é um dos 40 autores mais traduzidos da Itália.
A saga de Sandokan virou série que foi ao ar em 1976 pela RAI na Itália e o pirata foi interpretado pelo ator Kabir Bedi, que estrelou mais dois outros filmes: O retorno de Sandokan (1996) e o filho de Sandokan (1998). O ator também deu vida a Emilio Di Roccanera, o corsário negro, em 1976 e a Kammamuri na minissérie "Os mistérios da selva negra", que foi ao ar em 1991; ambas obras de Emilio Salgari.

Fonte da imagem
"Os piratas da Malásia" é uma leitura fácil e gostosa e para quem se interessar pela série, segue abaixo a lista dos títulos:

1. Os mistérios da selva negra (1895) - Aventuras de Tremal-Naik e seu servo indiano Kammamuri;
2. Os Tigres da Malásia (1896) - Também conhecido como 'Os Tigres de Mompracem';
3. Sandokan, o Tigre da Malásia (1900) - Também conhecido como 'Os piratas da Malásia';
4. Os dois tigres  (1904) - Também conhecido como 'Os dois rivais' ;
5. O rei do mar (1906);
6. A conquista de um império (1907);
7. A vingança de Sandokan (1907);
8. A reconquista de Mompracem (1908);
9. O falso Brahman (1911);
10. A queda de um império (1911);
11. A vingança de Yánez (1913).

As informações acerca da série são muito contraditórias, pois os livros eram escritos e suas narrativas se cruzavam com as narrativas de heróis de outras obras do autor. No caso dos piratas da Malásia, a série começa relatando as aventuras de dois indianos, Tremal-Naik e Kammamuri, contra os "thugs", adoradores da deusa 'Kali'. Essa história será entrelaçada com a história de Sandokan e Yánez, formando parte dos grandes momentos dos piratas malaios. Acredito, então, que porventura alguém possa encontrar uma outra ordem de leitura por aí.


Vale muito a pena se aventurar nesta saga e eu não vejo a hora de ter oportunidade de ler a série completa. Fica a dica!

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Tex e o senhor dos abismos (1985) - Clube do filme (Janeiro)

Fonte da imagem
Tex e o senhor dos abismos (1985)
Título original: Tex e il signore degli abissi.
País de origem: Itália
Direção de Duccio Tessari
Com Giuliano Gemma, William Berger e Carlo Mucari

"Das páginas dos quadrinhos, salta para as telas o maior herói de todo Western, Tex Willer, o senhor absoluto dos territórios entre as Montanhas de Prata e todo o Rio Azul. Sempre acompanhado de seus fiéis parceiros, o ranger Kit Carson e o índio Navajo Jack Tigre, Tex enfrentará o mais estranho de seus inimigos: O Senhor dos Abismos. Escondido em cavernas secretas de uma cidade azteca em ruínas, ele possui a mais estranha arma que já existiu e ameaça dominar todos os outros territórios, exterminando todos os brancos e índios que atravessem seu caminho. Enfrentando perigos, Tex terá de encontrar 'El Morisco', um velho e sábio índio, que conhece toda a verdade sobre este novo e perigoso inimigo de nosso herói." (Fonte: Filmow)

Eis a minha primeira postagem do clube do filme 2015 cujo tema foi Faroeste. Escolhi Tex por diversos motivos, dentre eles a curiosidade de ver o herói dos quadrinhos na tela (apesar de nunca ter lido uma revistinha sequer, eu tinha muita curiosidade de conhecer o personagem), porque gosto muito de Giuliano Gemma e também pelo fato de que o filme contém uma mistura de coisas que eu curto demais: faroeste e magia; então achei que seria uma ótima pedida. Decepção total!
O filme conta a história de um branco (Tex Willer) que vive há muito tempo entre os índios Navajo e decide atender ao pedido de um amigo (Kit Carson) para investigar um roubo de um carregamento de armas que saiu de um depósito de uma penitenciária, porém nessa aventura eles percebem que terão que lidar com algo sobrenatural quando se deparam com corpos estranhamente mumificados e um amuleto que faz menção a um Deus cultuado pelas tribos indígenas locais.

Kit Carson, Tex Willer e o índio Navajo Jack Tigre
O filme é muito fraco, a história é cheia de buracos que, ao assistir, causa aquela sensação de vazio; tudo isso sem contar que a atuação de Giuliano Gemma também não foi das melhores. Apesar de valer a pena pela fotografia dos 'western spaghetti' (que eu amo!) que são sempre muito bonitas, do tipo de imagens que fazem você se derreter se assistir ao filme durante a madrugada, posso dizer que os anos 80 passaria muito bem sem essa decepção. Com todo respeito ao diretor Duccio Tessari cujos trabalhos eu só tive a oportunidade de conhecer esse... E eu costumo dizer que durante a década de 80, o ano de 1985 foi aquele que produziu os melhores filmes... Este é de fato uma exceção!
É uma pena, mas tentarei assisti-lo mais uma vez em outro momento para ver se algo muda com relação às minhas impressões. E talvez algum dia tente ler os quadrinhos. De momento, tenho dito!


O filme está disponível no You Tube =Legendado= e para quem quiser conferir algumas edições das Hq's gratuitamente online =Tex Willer Mais= e =para ler online=.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...